Seja bem-vindo...

Seja bem-vindo ao Blog da Responsabilidade Social Empresarial...
Aqui você encontrará informações sobre este tema de importância mundial.
Aproveite para repensar a sua verdadeira intenção, mas antes conheça de perto os 8 Objetivos do Milênio.Escolha os que estiverem ao seu alcançe e faça, mesmo que sozinho.
Pratique a Responsabilidade Social, esta ação desperta sorrisos e esperança.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pedagogia, Empresa e Responsabilidade Social Empresarial: Articulação possível...

“Pedagogia e Empresa fazem um casamento perfeito”, e em pesquisa ela comprova a necessidade dos trabalhos pedagógicos dentro das empresas e a admiração dos empresários por esses trabalhos e seus
resultados.
O perfil do pedagogo desejado pelas empresas baseia-se nas seguintes habilidades: criatividade, espírito de inovação, compromisso com os resultados, pensamento estratégico, trabalho em equipe, capacidade de realização, direção de grupos de trabalho, condução de reuniões, enfrentamento e análise em conjunto das dificuldades cotidianas das empresas, bem como problemas profissionais.
Mas por que o pedagogo na empresa? O que o credencia?
Além dos conhecimentos gerais que são proporcionados pelos cursos de Pedagogia, outros conhecimentos do pedagogo fazem com que ele seja importante para as empresas e podem ser assim identificados: conhece recursos auxiliares de ensino, entende do processo de ensino-aprendizagem, sabe avaliar seus programas, estudou didática (arte de ensinar) no seu curso superior, sabe elaborar projetos. Além desses pré-requisitos que são indispensáveis à função, outros se fazem necessários para uma boa atuação profissional.
As funções e atribuições do Pedagogo dentro da empresa relacionam-se a cinco campos:
-Atividades pedagógicas, técnicas e organizacionais, sociais e administrativas, podendo ser assim sintetizadas:
- Conceber, planejar, desenvolver e administrar atividades relacionadas à educação na empresa.
- Diagnosticar a realidade institucional
- Elaborar e desenvolver projetos, buscando conhecimento também em outras áreas profissionais
- Coordenar a atualização em serviço dos profissionais da empresa
- Planejar, controlar e avaliar o desempenho profissional dos funcionários da empresa
- Assessorar as empresas no que se refere ao entendimento dos assuntos pedagógicos atuais.
Na década de 90, a educação passa a ser responsável pelas novas qualificações, especialmente aquelas que permitem “controlar os controles”. Essa maior qualificação requer novos conteúdos curriculares e desenvolvimento de virtudes ligadas ao trabalho; requer não apenas “letramento, mas capacidade de real compreensão de instruções complexas, de fazer inferências, bem como habilidades diversas demandadas para utilização dos mesmos.
Para atender às demandas da empresa, por trabalhadores mais preparados, o trabalho do pedagogo se faz necessário. É ele que poderá colaborar com a empresa na necessidade de investir na formação e atualização dos funcionários, propondo cursos de educação continuada, preparando-os para os papéis a serem desempenhados como cidadão e como trabalhador da empresa.
Os conhecimentos de Psicologia, recebidos e construídos no curso de Pedagogia, fazem com que o pedagogo saiba manter as relações interpessoais dentro da empresa bastante harmoniosas. Muito importante na organização da empresa é a valorização de empregados e colaboradores. Isso pode ser feito através de cuidados constantes para que o ambiente de trabalho seja tranqüilo, que permita o diálogo, a autonomia e favoreça a criatividade. Uma forma de valorização é dar aos funcionários o conhecimento de seus direitos trabalhistas, assimcomo dos direitos humanos.
O respeito à diversidade, o respeito à vida pessoal e familiar dos funcionários, a solidariedade em situações complexas, o atendimento às necessidades dos funcionários são ações significativas que tornam o ambiente empresarial acolhedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário